Conheça o Belenzinho

Se você é um dos felizardos convidados de nosso casamento, precisa conhecer o queridíssimo bairro do Belenzinho, uma cidadezinha perdida no meio da megalópole!

Eu e a Carol vivemos por aqui juntos há pouco tempo, mas morei no bairro por praticamente toda a minha vida e me tornei um bairrista roxo. Agora, vou te mostrar os motivos pra se tornar bairrista também!

História

O Belenzinho confusamente também denominado “Chácara Tatuapé” tem esse nome por, antigamente, ser uma espécie de retiro para pessoas com problemas respiratórios, especialmente tuberculose, pelo espaço arborizado e altitude alta. Já o nome “Belém” é em homenagem a São José do Belém, o qual teve uma igreja construída em sua homenagem em 1897.

De sítio o Belém se tornou um bairro de operários, tendo a Vila Operária Maria Zélia construída em 1916, como representante arquitetônica desse período. Eventualmente a fábrica vinculada à Vila foi confiscada pelo Estado Novo, que transformou-a num presídio para presos da Intentona Comunista.

No início do século, uma fábrica do conde Matarazzo também foi aberta no bairro, a Tecelagem e Estamparia do Belenzinho, além de, posteriormente, abrir uma fábrica de papel e papelão que ajudaram a caracterizar a região como um bairro industrial. Isso viria a mudar após 1924, quando uma revolta tenentista transformou o bairro num campo de batalha contra o então presidente Artur Bernardes, danificando a infraestrutura da região e tornando-o um bairro mais residencial.

Após a construção da Radial Leste o bairro se tornou mais interligado com o resto da cidade, mas, por ter sido algo tardio, reteve até os dias de hoje um caráter mais horizontal, ainda que esteja sendo cercado por um número cada vez maior de edifícios.

Onde se hospedar

Eu confesso, o texto é sobre o Belenzinho, mas a hospedagem é no Tatuapé. Contudo, por ser muito próximo ao nosso bairro, recomendamos o Ibis Hotel Tatuapé, para nossos amigos que vierem de fora da cidade. Na Rua Filipe Camarão, 547 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03065-000, apenas dez minutos de distância da igreja e do salão, é o local perfeito pra descansarem antes e depois de participarem do nosso casamento! Confira no Google Maps.

Onde comer

Queremos você no nosso bairro no dia 9 de Setembro, mas isso não significa que você não possa (e deva!) vir outros dias. O bairro, apesar de geograficamente pequeno, engloba culinária de diversos continentes a um preço acessível se comparado com o resto da cidade. Todos os restaurantes abaixo tem opções vegetarianas.

Punto Peru

Rua Toledo Barbosa, 401

Se você chegou de viagem e está horas sem comer talvez você consiga dar conta do clássico arroz com legumes e batata do Punto Peru. Com refeições muito bem servidas e um tempero saboroso e diferente é impossível não se apaixonar na culinária do nosso país vizinho. O suco de milho roxo vai te surpreender, com um sabor similar a um suco de uva com canela! Confira no Instagram.

Peru’s

Rua Cajuru, 1164

Apesar do nome parecido, o Peru’s não se confunde com o Punto Peru. O restaurante mais antigo em atividade do belém é conhecido por seus sanduíches e beirutes tradicionais. Pra qualquer pessoa que come carne o sanduíche de rosbife com repolho é indispensável. Vale também conferir o self-service de doces, mas sem exagerar! Confira no Instagram.

La Fermata

Rua Toledo Barbosa, 321

O restaurante italiano do bairro tem um cardápio preparado pelo chefe Lucas, com ingredientes tradicionais. O sabor é fiel ao paladar italiano, sendo que o próprio chef se formou na Itália. Cabe destacar a entrada de bruschetta, crocante e saborosa, além do macarrão carbonara, o meu favorito! Como sobremesa, recomendo o tiramisu ou um dos sorvetes artesanais da casa. Confira no Instagram.

A Central do Belém

Avenida Álvaro Ramos, 412

Se você procura um restaurante de culinária brasileira tradicional, a Central do Belém é sua melhor escolha. Um arroz, feijão, farofa e carne honestos precedidos por uma salada bem servida são mais que capazes de alimentar o corpo. Durante a noite, o local também faz as vezes de bar, contando com petiscos tradicionais como batata e frango frito. Confira no Google Maps.